Categories Dicas de moda  /  Dicas ecommerce  /  Empreendedorismo

10 dicas para montar sua loja virtual

Posted on   /  Leave a comment on 10 dicas para montar sua loja virtual

10 dicas para montar sua loja virtual

Você finalmente decidiu seguir seu sonho e abrir uma loja virtual? Parabéns! Esse tipo de negócio traz inúmeras vantagens e você poderá alcançar o sucesso rapidamente. No entanto, agora é necessário colocar literalmente a mão na massa e dar o start para dar início as suas vendas online. Se você não sabe por onde começar, não se preocupe, eu separei 10 dicas para montar sua loja virtual.

1- Definir o produto que você vai vender e para quem vai vender

O primeiro passo é definir qual o produto que você irá trabalhar na sua loja virtual. Roupas? Calçados? Produtos eletrônicos? Depois, pense no seu público alvo, ou seja, para quem você vai vender. Além disso, é fundamental conhecer o comportamento de consumo do segmento escolhido, de forma a cativar o cliente e, obviamente, fidelizá-lo.

Com essas informações, será possível montar um layout da loja online mais claro, com uma linguagem adequada para o seu público.

2- Tenha um domínio

Depois de ter definido o que você vai vender e para quem, é hora de definir o domínio da sua loja virtual e registrá-lo. Essa será a base de toda a sua identificação profissional na Internet. Em termos simples, domínio é o “nome” do seu site e dos seus e-mails. Ele é composto por um nome e uma extensão, exemplo:

Nome: aliabrand
Extensão: .com.br

3- Escolha uma plataforma de ecommerce

Muitas pessoas preferem criar uma loja virtual do zero, totalmente customizada, porém isso pode ser um processo extremamente demorado, com um custo alto. Minha dica é você procurar uma plataforma voltada para ecommerce, que possua as ferramentas necessárias para transformar uma visita em venda. Atualmente, há excelentes opções para todos os tamanhos de loja. Pesquise, faça testes e veja qual se adapta às suas necessidades.

4- Categorias e Produtos

Categorias

Antes de cadastrar qualquer produto, pense nas categorias da sua loja virtual. Por exemplo, na Aliá temos a categoria blusas, calças, blazers, etc.. Quando eu cadastro um novo produto, automaticamente eu lanço para a categoria correta. Isso faz com que eu poupe bastante tempo.

Produtos

Uma descrição atraente de produto pode ser  decisiva para convencer o visitante de uma loja virtual a efetuar uma compra. Por isso, capriche nesse item e seja o mais detalhista possível. Fotos são essenciais, por isso é ideal que todos os seus produtos tenham imagens de boa qualidade.

5- Defina as formas de envio

Ter uma logística eficiente é essencial em uma loja virtual, por isso é necessário dedicar um tempo para planejar e definir a  forma de entrega da sua loja. Você pode optar por motoboy, correios, transportadoras e entrega na loja física (com frete grátis).
Lembre-se de que uma experiência ruim marca fortemente o cliente e ele poderá não voltar a comprar.

6- Defina as formas de pagamento

Outra etapa importante é definir as formas de pagamento da sua loja virtual.  Não se preocupe, tudo isso é feito dentro da plataforma de forma fácil e intuitiva.

Você pode utilizar intermediadores de pagamentos como PagSeguro, Moip e Paypal, que oferecem várias formas de pagamento, como crédito, débito e boleto. Outra opção é trabalhar com crédito em conta com descontos: quando a pessoa escolhe essa opção, irá pular o processo com intermediadores, por isso não pagará taxas.

7- Identificação da sua empresa

Você precisa estar atento às leis do consumidor online. Apesar de ser um assunto longo, uma dica essencial se refere a identificar a sua empresa para os consumidores. Coloque na página inicial da sua loja todos os dados da sua empresa, como endereço, telefone, CNPJ. O consumidor precisa estar seguro de que sua loja existe e é confiável.

8- Política de trocas e devoluções

De acordo com a Nova Lei do E Commerce, o consumidor tem direito de  arrependimento em 7 dias, ou seja, ele pode trocar o produto até 7 dias depois de fazer a compra; sem qualquer restrição por parte do lojista. É legal você mostrar para o seu consumidor que a sua loja está ciente dos termos da lei e caso seja necessário trocar ou devolver, não haverá nenhum tipo de transtorno ou dificuldade.

9- Custos da loja online

Apesar de ser mais barato do que ter uma loja física, a loja virtual também tem seus custos. Por isso, coloque na sua planilha todos os custos mensais como mensalidades da plataforma, intermediários de pagamentos, embalagens, etc..

10- Invista no relacionamento com o cliente

Muitas vezes um cliente compra um produto na sua loja e nunca mais retorna. Você, por sua vez, não tenta nenhuma aproximação com ele. É necessário desenvolver um relacionamento com os seus clientes! Faça cadastros, envie newsletter, fique sempre em contato! Você pode criar ainda listas especiais de cadastros e você pode oferecer para os inscritos vantagens especiais, como cupons de descontos, acumulação de pontos, etc.!

Montar uma loja online não é tão difícil, mas é necessário esforço e dedicação. Siga este passo a passo, tenha foco e eu tenho certeza de que você terá sucesso nessa sua empreitada de montar uma loja online!

Banner Vem pra Aliá

 

Posted on   /  Leave a comment on 10 dicas para montar sua loja virtual

Share
By

Estou a frente da marca que criei a partir de um sonho! E vivendo tão de perto o "mundo Aliá", resolvi dividir um pouco de tudo isso com vocês. News da marca, tendências e um pouquinho do meu dia-dia, que por consequência, é o universo que me inspira! Bem vindas e vamos dividir muitas experiências!

Você também vai gostar destes posts!

Leave a Comment